Prost se aventura como dirigente na Fórmula E: 'Referência para
o futuro'
Arquirrival de Ayrton Senna na F-1, tetracampeão mundial comandará time e.dams na categoria de monopostos 100% elétricos, a partir do próximo ano
Tetracampeão mundial, Alain Prost é daqueles esportistas que não conseguem ficar por muito tempo longe do burburinho das corridas. Aposentado da Fórmula 1 desde 1993, o ex-piloto francês decidiu se aventurar como dirigente em uma categoria ainda tida como “alternativa” no universo do automobilismo. Em parceria com o empresário Jean-Paul Driot, dono da escuderia DAMS na GP2 e Fórmula Renault, Prost vai comandar a quinta equipe relacionada para a temporada inaugural da Fórmula E, de monopostos movidos exclusivamente por energia elétrica.
A cerimônia de apresentação da nova equipe, batizada de e.dams, foi realizada nesta quinta-feira, na sede da Renault, localizada na badalada Champs-Elysées, em Paris. Embaixador da montadora francesa desde 2012, Prost estava acompanhado do sócio Driot, e foi prestigiado por Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e Alejandro Agag, promotor da Fórmula E. O time do arquirrival de Ayrton Senna vai disputar a temporada 2014/2015, que terá 10 etapas a partir de setembro do próximo ano, em cidades como Pequim, Buenos Aires, Los Angeles, Londres e Berlim.
Aderir à Fórmula E é uma escolha óbvia e natural. Como entusiasta de corridas que sou, fui imediatamente convencido de que este novo conceito de utilização de monopostos totalmente elétricos vai moldar o futuro do automobilismo. A implementação de novas tecnologias, no coração das cidades mais belas do mundo e diante de um público jovem, prepara o caminho para uma nova forma de enxergar o automobilismo, que é inovadora e respeitosa com o meio ambiente. Estou muito orgulhoso de fazer parte deste novo desafio - completou o empresário Jean-Paul Driot.- Estou muito feliz e empolgado em fazer parte desta nova aventura que é a Fórmula E. Ser capaz de participar ativamente do desenvolvimento dessa nova tecnologia, que é 100% elétrica, é uma oportunidade extremamente motivadora. Como estamos acompanhando em outras categorias, o ano de 2014 vai trazer mudanças importantes para tornar as corridas mais sustentáveis, provando que o automobilismo é, cada vez mais, uma grande referência para o dono dos títulos de 1985, 1986, 1989 e 1993 na Fórmula 1.
A FIA estipulou que a primeira temporada da Fórmula E será disputada por 10 equipes. Além da e.dams, outros quatro times foram confirmados até agora: o inglês Drayson, o asiático China e os americanos Andretti e Dragon. Os carros, equipados com motor e transmissão da McLaren, aceleram de 0 a 100km/h em 3s, e atingem a velocidade máxima de 220km/h. A imprensa internacional já cogita Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, como um dos pilotos da nova categoria. O Rio de Janeiro chegou a ser anunciado como uma das etapas, mas deu lugar a Punta del Este, no Uruguai, no calendário definitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário