Autor do circuito, Di Grassi revela pista
de rua da Fórmula E no Rio de Janeiro
Diretor de projetos especiais da categoria que usará carros elétricos, piloto brasileiro explica o traçado e revela interesse de colegas da F-1 e da Indy em disputar o torneio
A Fórmula E só vai começar em setembro de 2014, mas os dez times que alinharão seus carros já estão confirmados, assim como as dez cidades do mundo que receberão as provas deste novo campeonato – todas em circuitos de rua, como parte da iniciativa de aproximar a população dos grandes centros das tecnologias sustentáveis. O Rio de Janeiro receberá a categoria em novembro, uma semana depois do GP do Brasil de Fórmula 1, em um traçado desenhado por Lucas di Grassi que será montado na Marina da Glória. O piloto, que disputa o Mundial de Endurance, é o diretor de projetos especiais da Fórmula E, e também pretende disputar o novo campeonato de carros elétricos. Revelando o desenho da pista de pouco menos de três quilômetros ao GloboEsporte.com, ele contou como foi o processo de criação do traçado.
- Numa pista de rua, você não tem muito o que inventar, tem que respeitar os limites do lugar. Nossa preocupação neste circuito do Rio de Janeiro foi mexer o menos possível na área, até porque ali não pode derrubar árvores, nada disso. Fiz o desenho básico no Google Earth e depois encaminhamos a uma empresa especializada, que apontou o que precisa ser feito em termos de áreas de escape, recapeamento, que é para receber o “padrão FIA”. Este é um circuito que vai ficar semipronto, e que poderá ser usado também por outras categorias – afirma o brasileiro, que além de desenhar a pista carioca também é uma espécie de consultor dos demais traçados.
Lucas di Grassi é diretor de projetos especiais da Fórmula E e pretende disputar o campeonato (Foto: Divulgação)
Das dez equipes confirmadas no torneio, há um time liderado pelo ator Leonardo DiCaprio, outro pelo tetracampeão mundial Alain Prost e duas equipes que já competiram na Fórmula 1, a Super Aguri e a Virgin. A Andretti e a Dragon, times da Indy, também disputarão a competição. Anunciado como piloto de testes, o japonês Takuma Sato deve participar do torneio chancelado pela Federação Internacional de Automobilismo, que pode ter grandes nomes do automobilismo e algumas promessas, como revela Di Grassi.
- Vários pilotos de alta capacidade já demonstraram interesse em disputar a Fórmula E. Reservas da Fórmula 1, titulares da classe P1 do Mundial de Endurance, gente que saiu de categorias como a GP2, a Indy... Podemos ter uma espécie de corrida dos campeões com vários caras talentosos de diversas categorias – diz Lucas, que não esconde seu desejo de alinhar nas corridas da Fórmula E, já que seu contato com o carro se restringe a demonstrações nas cidades anunciadas como sedes da categoria.
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