LIGIER JS11
O adorável carro de hoje é outro representante da geração “efeito-solo”, que fez história no final da década de 70. O Ligier JS11 concebido por Gérard Ducarouge. Competiu com as cores azuis, tradicionais do time francês de Guy Ligier nas temporadas de 1979 e 1980, provando-se uma máquina muito competitiva, com suas graciosas linhas e seu simpático esquema de pintura.
Pilotado por Jacques Laffite, o carro ganhou as duas primeiras corridas da temporada 1979 e levou a equipe francesa a permanecer na disputa durante toda a temporada, com Patrick Depailler ganhando também uma corrida na Espanha.
O time francês concluiu o ano de 79 em terceiro na tabela de Construtores, atrás apenas de Ferrari e Williams no campeonato de construtores.
Para 1980, o JS11 foi atualizado com uma melhor aerodinâmica. O time substituiu definitivamente Depailler por Didier Pironi. Mais uma vez o carro foi rápido e competitivo, e outra vez esbarrou na concorrência mais forte da Williams e agora da Brabham, com Alan Jones conquistando o campeonato pelos carros do tio Frank.
Mesmo assim, a equipe ainda teve duas vitórias, e certamente teria tido mais, mas ao longo do ano estranhas falhas de suspensão levaram o time a descobrir que a pressão aerodinâmica gera pelo projeto havia excedido o limite do razoável.
O carro gerava tanta carga de downforce, que a suspensão e os pneus simplesmente não resistiam à corrida toda, cedendo e levando a quebras perigosas.
- Ligier JS11, com suas cores azuis e o patrocínio da Gitanes, sendo perseguido pela Coopersucar de Emerson Fittipaldi.
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