Lotus exibe carro da primeira vitória de Fittipaldi na F-1, no GP dos EUA de 70
Símbolo da boa fase da escuderia inglesa no início dos anos 1970, modelo 72 pilotado pelo bicampeão mundial em sua primeira vitória na categoria é exibido em Birmingham
A Lotus resolveu apelar para a nostalgia na hora de agradar os fãs que visitam o Autosport Internacional Show, salão dedicado ao automobilismo que começou nesta quinta-feira e segue até o domingo, em Birmingham, Inglaterra. O stand da escuderia inglesa exibe um exemplar raríssimo, desmontado e ainda em processo de restauração, do Lotus 72 - monoposto com o qual Emerson Fittipaldi conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1.
De acordo com a Lotus, o exemplar apresentado no salão foi o quinto a ser produzido, em 1970. Trata-se da unidade com a qual Emerson Fittipaldi conquistou sua primeira vitória, no GP dos EUA daquele ano, com o carro pintado nas cores do patrocinador Gold Leaf (branco e vermelho). Na época, o brasileiro tinha apenas 23 anos e estava estreando na Fórmula 1. A corrida em Watkins Glen, Nova York, era apenas a sua quinta prova na categoria.
O 72 acabou se tornando um símbolo da boa fase da Lotus no início dos anos 1970. Foi este modelo que também deu o primeiro título mundial da categoria ao Brasil, com o triunfo de Emerson Fittipaldi na temporada de 1972. Com o monoposto, Emerson venceu nove corridas ao longo de quatro temporadas, e subiu ao pódio outras 11 vezes. O brasileiro foi vice-campeão em 1973, quando se despediu da equipe britânica.
A divisão de carros clássicos da Lotus está fazendo um minucioso trabalho de restauração no exemplar número 5 do 72, que não era exibido em público desde 1973. O modelo foi readquirido pela equipe no ano passado, em estado precário de conservação. Desde então, suas características originais estão sendo quase totalmente recuperadas. Além da unidade utilizada por Fittipaldi no GP dos EUA de 1970, a escuderia inglesa também exibe no salão de Birmingham dois outros exemplares do modelo, pilotados por Ronnie Peterson e Jacky Ickx.
Nenhum comentário:
Postar um comentário