quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FORMULA - e


Lucas Di Grassi pilota carro elétrico



 
em tour pelas ruas de Las Vegas

Fórmula E, que terá troca de carro no pit stop, apresenta modelo nos Estados Unidos


A Fórmula E, que tem sua estreia marcada para o dia 13 de setembro em Pequim, China, e uma prova prevista para as ruas do Rio de Janeiro (veja o traçado revelado pelo GloboEsporte.com), teve seu carro apresentado de forma oficial nesta semana. Antes de viajar rumo a Santa Catarina, onde disputará neste fim de semana o Kart das Estrelas, Lucas di Grassiguiou o modelo movido a energia elétrica pelas ruas de Las Vegas, nos Estados Unidos. O brasileiro, que é uma espécie de diretor de projetos especiais da nova categoria, também pretende competir nesta primeira temporada Fórmula E, que irá até meados de 2015. 
Clique e confira o vídeo de apresentação do carro elétrico pilotado por Lucas Di Grassi!

Além de Lucas, que disputou a Fórmula 1 em 2010 pela atual equipe Marussia e hoje integra o time multicampeão da Audi no Mundial de Endurance, outros nomes conhecidos já confirmaram presença no campeonato de carros elétricos. Caso do japonês Takuma Sato, ex-F-1 e hoje na Indy, do suíço Sebastien Buemi, do indiano Karun Chandhok e do italiano Vitantonio Liuzzi, todos com passagem pela Fórmula 1. O norte-americano Marco Andretti, filho de Michael Andretti, que terá um time na F-E, também é um dos nomes garantidos no grid.
O modelo, batizado de Spark-Renault SRT_01E, foi pilotado pelo brasileiro Lucas Di Grassi (Foto: Divulgação)O modelo, batizado de Spark-Renault SRT_01E, foi pilotado pelo brasileiro Lucas Di Grassi (Foto: Divulgação)


Contudo, o motor elétrico – que fará com que o tradicional barulho dos propulsores a combustão não seja ouvido pelos fãs – não é a única diferença deste carro em relação aos demais monopostos. Os pneus também serão desenvolvidos em um sistema “todo terreno”. Traduzindo: não haverá pneus macios ou duros, nem pneus de pista seca ou de chuva. Semelhantes aos pneus radiais dos carros de passeio, os compostos da Fórmula E vão durar um fim de semana inteiro e terão capacidade de andar em qualquer condição de aderência.

Outra novidade interessante promete mexer com a dinâmica dos pit stops. Quem acompanha as corridas de várias categorias está acostumado a ver os carros entrarem nos boxes para trocar pneus e, dependendo do caso, reabastecer. Na Fórmula E, será diferente. Como a bateria tem duração estimada de 25 minutos e as corridas terão previsão de 40 minutos, cada piloto fará uma parada para trocar de carro, deixando o cockpit para pegar o segundo monoposto, que estará carregando até o momento da troca.

Chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo, a Fórmula E é um campeonato mundial que tem como objetivo promover o desenvolvimento de carros elétricos e do automobilismo sustentável. Com dez etapas no campeonato, as provas serão realizadas aos sábados, sempre em circuitos de rua montados em centros urbanos. A ideia é justamente aproximar os habitantes de grandes cidades desta tecnologia mais sustentável. Das dez equipes confirmadas no torneio, há um time liderado pelo ator Leonardo DiCaprio, outro pelo tetracampeão mundial Alain Prost e duas equipes que já competiram na Fórmula 1, a Super Aguri e a Virgin. A Andretti e a Dragon, times da Indy, também disputarão a competição.
Embaixador da categoria, Lucas Di Grassi pilota modelo elétrico pelas ruas de Las Vegas (Foto: Divulgação)Embaixador da categoria, Lucas Di Grassi pilota modelo elétrico pelas ruas de Las Vegas (Foto: Divulgação)








Veja o calendário 2014 / 2015 da Fórmula E:

13 de setembro de 2014 – Pequim (China)
18 de outubro de 2014 – Putrajaya (Malásia)
15 de novembro de 2014 – Rio de Janeiro (Brasil)
13 de dezembro de 2014 – Punta del Este (Uruguai)
10 de janeiro de 2015 – Buenos Aires (Argentina)
14 de fevereiro de 2015 – Los Angeles (Estados Unidos)
14 de março de 2015 – Miami (Estados Unidos)
9 de maio de 2015 – Monte Carlo (Mônaco)
30 de maio de 2015 – Berlin (Alemanha)
27 de junho de 2015 – Londres (Grã-Bretanha)
Confira a lista de pilotos já confirmados na Fórmula E:
Lucas Di Grassi (BRA)
Marco Andretti (EUA)
Sébastien Buemi (SUI)
Karun Chandhok (IND)
Ma Qing Hua (CHI)
Vitantonio Liuzzi (ITA)
Takuma Sato (JAP)
Adrien Tambay (FRA)
Filho de Michael Andretti, que terá um time na F-E, o americano Marco Andretti é um dos nomes confirmados (Foto: Divulgação)Filho de Michael Andretti, que terá um time na F-E, Marco Andretti é um dos nomes confirmados (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário