Mercedes e Renault atiçam fãs com
os novos V6 turbo: 'Velocidade pura'
Fabricantes mostram mais detalhes dos propulsores que inauguram nova era na F-1
A Mercedes e a Renault divulgaram nesta quarta-feira mais detalhes de seus novos motores V6 1,6 litro turbo-comprimido, que equiparão um total de oito equipes do grid de 2014. Batizado de PU106A Hybrid, o propulsor alemão estará presente na escuderia mantida pela fábrica, além deWilliams, Force India e McLaren. O motor francês, nomeado como Energy F1-2014, impulsionaráRBR, Lotus, Caterham e STR.
O vice-diretor geral da divisão esportiva da Renault, Rob White, tratou de tranquilizar os torcedores que temem uma queda de performance nos carros da categoria. Segundo White, a diferença dos propulsores V6 para os antigos V8 aspirados de 2,4 litros não será tão drástica. Apesar de os testes ainda se restringirem a plataformas virtuais, o engenheiro acredita que os novos motores não farão feio quando finalmente surgirem nas pistas.
- É claro que nós ainda estamos trabalhando no campo virtual, e só poderemos mensurar a performance com mais precisão quando formos para o mundo real. Mas nós acreditamos que o motor vai entregar muito poder, e será mais que suficiente para fazer os carros correrem muito. A experiência de pilotar será bastante diferente, mas o que nós veremos na pista será puramente velocidade - declarou White.
Mercedes mostra novo motor em vídeo
Na temporada que marca a transição dos antigos propulsores V8 aspirados de 2,4 litros, presentes na categoria desde 2006, a Mercedes se prepara para encerrar a parceria de 19 anos com a McLaren. A partir de 2015, a escuderia de Woking retomará a histórica aliança com a japonesa Honda. Em contrapartida, a fabricante alemã substituiu a Renault no fornecimento de motores para a Williams.
A escolha dos motores V6 turbo para o novo regulamento da F-1, que pretende operar as mudanças mais significativas da categoria nas últimas décadas, foi embasada pela tendência mundial de preocupação com a sustentabilidade. Os novos propulsores consumirão menos combustível e serão menos poluentes. Outra diferença ficará por conta dos sons. No lugar do ronco alto e imponente dos V8, os motores V6 produzirão um som mais agudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário