quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FORMULA 1 - 2014


Force India revela carro de 2014 e dá pistas 




sobre a nova era turbo da F-1

Equipe indiana larga na frente e mostra primeira foto de um carro da temporada 2014


As especificações técnicas do novo regulamento da Fórmula 1, que prevê um chassi com 525 mm de altura e um bico dianteiro com apenas 185 mm (contra os 550 mm de 2013), podem sugerir que os carros deste ano sejam “feios demais”. Talvez por isso mesmo, a Force India tenha optado por divulgar apenas uma imagem de perfil do VJM07, equipado com motor Mercedes-Benz. A primeira foto oficial de um monoposto da temporada 2014 mostra o temido bico alongado e rebaixado, mas pouco esclarece sobre as inovações aerodinâmicas que são esperadas para a nova era de motores turbo da categoria.
Primeira foto do novo carro da Force India mostra bico alongado e rebaixado (Foto: Divulgação)Primeira foto do novo carro da Force India mostra bico alongado e rebaixado (Foto: Divulgação)
Sem mudanças drásticas no design, o carro da equipe chefiada por Vijay Mallya dá uma prévia da nova saída de escape, totalmente redesenhada. O novo regulamento da Fórmula 1 estipula um único cano de escapamento, colocado perto do centro do carro e em uma altura mais elevada na comparação com os modelos antigos. O principal objetivo da alteração é reduzir o downforce dos monopostos, especialmente nas curvas. Para o diretor técnico da Force India, Andrew Green, a categoria passa pelas mudanças mais profundas dos últimos 24 anos.
  - Quase todas as peças deste carro fazem parte de um projeto completamente novo - da asa dianteira ao difusor. A genética do carro do VJM07 é a mesma do carro de 2013, mas tivemos que adotar caminhos diferentes para alcançar os mesmos resultados. Foi bastante trabalhoso acomodar todas as mudanças para o novo motor. Essas foram as mudanças mais profundas desde que comecei a trabalhar na Fórmula 1, em 1990 - afirmou Green, que já passou por equipes como as extintas Jordan e BAR. 

A principal mudança no esquema de cores da escuderia indiana foi a troca do branco, predominante no antecessor VJM06, pelo preto. Os detalhes em verde e laranja, já tradicionais na equipe criada em 2008, foram mantidos e ganharam novas disposições. O layout destaca o patrocínio de uma grande multinacional do setor de telecomunicações, resultado da contratação do mexicano
 Sergio Pérez, que se juntou ao alemão Nico Hulkenberg, oriundo da Sauber, após uma atribulada passagem pela McLaren.Comparação entre VJM07, de 2014 (acima), e VJM06, de 2013 (Foto: Reprodução)Comparação entre VJM07, de 2014 (acima), e VJM06, de 2013 (Foto: Reprodução)
No ano passado, o time titular da Force India foi formado pelo britânico Paul di Resta e o alemão Adrian Sutil. A dupla marcou 77 pontos, com o 4º lugar do escocês como melhor resultado, e a equipe terminou em 6º no Mundial de Construtores, igualando a campanha de 2011. O chefe Vijay Mallya ressaltou a confiança de que a escuderia asiática conseguirá alcançar uma grande evolução na nova temporada.
- Este tem sido um inverno bastante atribulado para nós, tanto na parte técnica quanto na comercial. Quando eu fundei o meu time, a principal ambição era lançar a primeira escuderia indiana no grid da Fórmula 1, mas o próximo estágio na nossa evolução é tornar a nossa marca global. Eu acredito que essa meta também reflete o pensamento dos nossos parceiros e da nossa dupla de pilotos. Não tenho dúvidas de que há muito potencial em nossa equipe para que a temporada 2014 seja ainda mais forte que a anterior - declarou Mallya.
Sergio Pérez e Vijay Mallya - Force India (Foto: Divulgação)Após passagem difícil pela McLaren, Sergio Pérez é a nova aposta do indiano Vijay Mallya (Foto: Divulgação)

A novidade mais aguardada, no entanto, só poderá ser avaliada quando os carros entrarem na pista do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, para os primeiros testes da pré-temporada. A partir deste ano, os motores V8 aspirados de 2,4 litros, presentes na categoria desde 2006, darão lugar aos V6 turbo-comprimidos de 1,6 litro. A sessão de quatro dias no traçado espanhol começa na próxima terça-feira. Depois, os pilotos participam de duas baterias de avaliações no Bahrein, de 19 a 22 de fevereiro, e de 27 de fevereiro a 2 de março. A temporada 2014 começa entre os dias 13 a 16 de março, com o GP da Austrália. 

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário