quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

FORMULA 1 - 2014

Felipe Massa Williams 2014

A primeira sessão de testes da Fórmula 1 acabou na última sexta-feira em Jerez de la Frontera, no sul da Espanha. Vários acontecimentos chamaram a atenção: os problemas da RBR e de Sebastian Vettel, as falhas dos motores Renault, o domínio da Mercedes, os polêmicos designs dos bicos dos carros e, claro, o bom desempenho da Williams de Felipe Massa. Para o público brasileiro, este último dominou as conversas entre os fãs. Pelo menos foi o que pude notar: todos os amigos que encontrei me fizeram as mesmas perguntas: "Será que este vai ser o ano de Felipe Massa? A Williams vai andar bem?"

Minha resposta para as duas perguntas foi sempre a mesma: "Vamos com calma, amigos." É claro que os resultados dos testes realizados em Jerez de la Frontera são muito animadores para a Williams. Em 2013, a equipe inglesa andou na rabeira, fez apenas cinco pontos e terminou o Mundial de Construtores só à frente das nanicas Marussia e Caterham. Os novos motores Mercedes - tidos como os melhores do início da nova era turbo da Fórmula 1 - e a nova equipe técnica liderada pelo engenheiro inglês Pat Symonds trouxeram um novo ânimo para a equipe de Sir Frank Williams. Mas ainda é cedo para cravar algo.

Felipe Massa Williams 2014

Os bons resultados na primeira sessão de testes servem apenas para a equipe saber que está no caminho certo. Com uma boa base, o desenvolvimento do carro fica mais fácil. Ainda mais em um início de ano em que a confiabilidade deverá ser crucial no resultado das corridas. Não necessariamente o carro mais rápido irá vencer corridas; quem for mais eficiente no uso do combustível - por causa da redução do tanque - e tiver um motor que não quebre deverá se dar melhor. E o desempenho nos primeiros testes deixaou a equipe inglesa muito animada. Felipe Massa chegou a liderar os tempos na sexta-feira.

Por falar em Massa, o que esperar dele nesta temporada? Pelo que pude conversar com ele no Kart das Estrelas, no início do ano, e do feedback que tive da equipe da TV Globo que esteve presente nos testes de Jerez, o brasileiro está bem mais leve. E muito motivado, com certeza. A Williams está construindo todo o seu projeto de reconstrução em torno de Massa, que tem oito anos de experiência como titular da Ferrari. Informações valiosas, tanto em termos da evolução do carro quanto na organização da equipe e também da parte técnica. E isso poderá também ajudar no crescimento do finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, que mostrou um bom potencial principalmente no fim da temporada 2013.

Felipe Massa Williams 2014


Ou seja: para quem torce para a Williams e também por Felipe Massa, a mensagem é de cautela. A temporada tem tudo para ser boa para a equipe inglesa, mas ainda é muito cedo para afirmar se ela vai brigar por vitórias. As chances existem, é claro. Mas qualquer expectativa exagerada pode complicar o trabalho. As duas próximas sessões de testes, ambas em Sakhir, no Bahrein, devem mostrar um panorama mais real sobre os primeiros GPs. Ter confiança sempre é bom, ainda mais diante de um cenário que parece ser bem animador. Mas é bom ir devagar para ter boas surpresas ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário