Segundo a
Lotus, seu novo carro é “sexy”. Mas, ao que parece, o modelo E21 também é rápido. No segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de La Frontera, na Espanha, a equipe – que
escreveu no cockpit a expressão “sou sexy e sei disso” – dominou a folha de tempos entre os 11 times que treinaram. Melhor na parte da manhã, Romain Grosjean confirmou a boa forma à arde e marcou 1m18s218. Um tempo melhor que o anotado pela
McLaren de Jenson Button no primeiro dia. Felipe Massa, com a nova
Ferrari, foi o oitavo, em uma sessão marcada pelo acidente de Lewis Hamilton com a
Mercedes e a estreia do brasileiro Luiz Razia como titular da
Marussia
Romain Grosjean dominou o segundo dia de testes da F-1 em Jerez de la Frontera (Foto: AFP)
Razia chegou mostrado serviço. O baiano de 23 anos, primeiro nordestino a chegar à Fórmula 1, assinou um contrato de um ano com a equipe de origem inglesa comandada por uma montadora russa. Nesta quarta, ele assumiu o volante do modelo MR02, já que o time mudou sua programação inicial.
![Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images) Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s328zIltQ4TIe4n4mlbfqMPUhc5De8yQa8pD3hhodj5-GsB_AVfbqWM716UNl5km6YG4blM4hfaN416ZGOCJSzKmt3gVMvhxf6tPMS3NV-hLk9fYu5JgrogJXQOJLbq46r3vuwp9IRkAo4Uz_QB5xqWTYY6Rw5C1G7mu3mS5gep9w6Zk424y3gh2N_WKcOWN-CHy70qpPkJO4qosuQlLtVEHGAkXysLbJX82KaJOum3WK72aAs=s0-d)
A previsão era que seu companheiro Max Chilton, que danificou o carro ao bater no primeiro dia de treinos, voltasse à pista. Mas, com Razia no comando, a Marussia alcançou um tempo de volta cerca de um segundo e meio melhor que o anotado pelo britânico na manhã anterior, e 0s6 mais rápido que o parceiro de equipe ao longo do dia. À tarde, o motor apresentou problemas, e o brasileiro não conseguiu voltar à pista a tempo de fazer uma volta rápida. O motivo? Uma bandeira vermelha causada pela Lotus de Grosjean, que parou na pista nos minutos finais.
Confirmado pela Marussia, Luiz Razia baixou muito a marca do companheiro (Foto: Agência Getty Images)
Porém, a esta altura, o francês já comemorava o bom desempenho no segundo dia de treinos. Após ficar com a terceira melhor volta no primeiro dia de atividades, Grosjean andou forte desde os primeiros minutos de treino, anotando 1m18s828 antes da pausa para o almoço – já superior à
marca de Jenson Button no dia anterior. À tarde, Romain voltou a andar forte, e baixou para 1m18s218, na melhor das 95 voltas que deu em Jerez, cerca de 20% a mais que a duração de um GP.
Outra equipe que andou bastante foi a
Force India. Pela manhã, o escocês Paul di Resta, único piloto confirmado pelo time para disputar a temporada 2013 até o momento, deu 95 voltas e ficou com a segunda melhor marca, a 0s8 de Grosjean. À tarde, foi a vez do piloto de desenvolvimento, o inglês James Rossiter, experimentar o modelo VJM06. O australiano Daniel Ricciardo, da
STR, completou os três primeiros, andando com o modelo STR8. Ele superou o modelo RB9 da
RBR, conduzido pelo compatriota Mark Webber, que deu 101 voltas e fechou o dia em quarto lugar.
Problemas para a Mercedes
A sessão marcou também a estreia de dois nomes de quem se espera muito nesta temporada em seus novos times. Na McLaren, Sergio Perez assumiu o cockpit que foi de Jenson Button no dia anterior. Ele substitui Lewis Hamilton no time, já que o inglês foi para o lugar do aposentado Michael Schumacher na Mercedes. Porém, a primeira experiência do campeão de 2008 em sua nova equipe terminou na barreira de pneus, depois de uma falha hidráulica que provocou a perda da pressão dos freios traseiros do carro.
Lewis Hamilton deixa sua Mercedes após o acidente provocado por falha nos freios (Foto: Getty Images)
Após dar apenas 14 voltas, Hamilton passou reto na curva “Dry Sack” e acertou a barreira de pneus de frente, com 1h40min de atividade. A batida danificou o bico, parte da suspensão e alguns apêndices aerodinâmicos do novo modelo F1W04 da equipe alemã. Com o problema, ele não conseguiu reduzir a velocidade e evitar o choque. Este é o segundo infortúnio enfrentado pela Mercedes em dois dias e testes. Na terça-feira, o bólido de Nico Rosberg teve problemas elétricos, que chegaram a provocar um princípio de incêndio perto da roda traseira.
Já para Felipe Massa, foi um dia de mais aprendizado a respeito da nova F138. Segundo o brasileiro, trata-se de um carro mais “bem nascido” do que o seu antecessor, a problemática F2012. Mais preocupado em entender as reações do carro às diferentes condições de acerto do que em marcar voltas rápidas, Massa ficou apenas com a oitava posição entre os 12 pilotos que foram à pista. Felipe deu 78 voltas, sete a mais que Pastor Maldonado, nono colocado na sessão de treinos. O venezuelano é o único que está usando o carro da temporada anterior nos testes coletivos de Jerez.
Felipe Massa desenvolve a Ferrari nos testes de Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)
Confira os melhores tempos do 2º dia de testes de pré-temporada:
1 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m18s218 (95 voltas)
2 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m19s003 (95)
3 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m19s134 (83)
4 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m19s338 (101)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/
Sauber) - 1m19s502 ( 99)
6 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m19s519 (15)
7 - Sergio Pérez (MAX/McLaren) - 1m19s572 (81)
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s914 (78)
9 - Pastor Maldonado (VEN/
Williams) - 1m20s693 (71)
10 - James Rossiter (ING/Force India) - 1m23s139
11 - Giedo Van der Garde (HOL/
Caterham) - 1m21s311 (88)
12 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537 (31)
Nesta quinta-feira, no terceiro dos quatro dias dos testes coletivos da Fórmula 1 na Espanha, alguns campeões andarão pela primeira vez com os modelos de 2013. Depois de Jenson Button na McLaren e Lewis Hamilton na Mercedes, será a vez de Sebastian Vettel na RBR e Kimi Raikkonen na Lotus, que substituirão Mark Webber e Romain Grosjean, respectivamente. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real, com informações de bastidores e reportagens especiais, direto de Jerez de La Frontera.