quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Japonesa constrói carro de Fórmula 1 todo de papelão para filho de 5 anos

Modelo inspirado pelo RB9 de Sebastian Vettel, da RBR, impressiona pelo capricho na fidelidade da pintura e nos detalhes de aparatos aerodinâmicos

Qual fã de velocidade nunca sonhou em chegar perto de um carro de Fórmula 1. Uma mulher japonesa teve uma idéia interessante para fazer seu filho de 5 anos sentir um gostinho parecido ou, pelo menos, se divertir bastante. Ela construiu uma réplica do novo carro da RBR do tricampeão Sebastian Vettel para seu filho brincar. O modelo é todo feito de papelão e tem um tamanho reduzido, comparado ao original, o RB9. O resultado final impressiona pelo capricho.Tanto nos detalhes aerodinâmicos, quanto na fidelidade da nova pintura roxa da RBR. O menininho fã de Vettel até posou para as câmeras fazendo o clássico sinal de "nº 1", marca registrada do alemão.
 
carro de F1 feito de papelão (Foto: Reprodução)
carro de F1 feito de papelão (Foto: Reprodução)
 
Detalhes do carro da RBR feito de papelão (Foto: Reprodução)
O carrinho ainda pode ser dobrado em três partes para ser guardado, quando o pequeno nipônico cansar de brincar. A japonesa usou fotos e gráficos em 3D para elaborar a réplica. Ela demorou menos de um mês para construir a réplica, já que o RB9 foi lançado no dia 3 de fevereiro.

sebastian vettel RBR testes Barcelona (Foto: Agência EFE)
 
Sebastian Vettel em ação com o novo RB9, nos testes de pré-temporada da Fórmula 1(Foto: EFE)

Não é a primeira vez que a mulher fez um carro de Fórmula 1 de papelão para o filho. No início do ano passado, ela havia construído um modelo baseado no RB8, com o qual Sebastian Vettel sagrou-se tricampeão no fim do ano.


carro de F1 feito de papelão (Foto: Reprodução)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Quando a Fórmula 1 voava baixo

Isso sim era pilotar!!!!!!!!!!!!!


A avançada tecnologia de hoje da Fórmula 1 mantém os carros colados ao chão praticamente o tempo todo, graças aos constantes e minuciosos ajustes eletrônicos. E as pistas às vezes se parecem tapetes padronizados à beira da chatice. Em tempos de mais mecânica e menos computador, não era assim. E algumas fotos reunidas em um post do blog Iso 50 nos lembram disso: nos anos 1960 e 1970, as máquinas de F-1 realmente decolavam do asfalto no antigo e complicado circuito de Nürburgring, na Alemanha.


Nürburgring não era um autódromo. Era um circuito composto por trechos de estradas que cortam uma floresta (clique na foto ao lado para ver o mapa do circuito em tamanho maior).
Portanto, sendo a adaptação de uma estrada, tinha lombadas, defeitos de asfalto, descidas e subidas repentinas, e curvas fechadíssimas.
O traçado estabelecido para corridas de F-1 tinha quase 23 quilômetros, muitos pontos cegos para câmeras de filme e TV, e as corridas tinham apenas 14 voltas (embora a quilometragem total da prova fosse similar às de outros GPs da temporada), cada uma durando mais de 7 minutos.
Enfim, era mais um desafio à destreza dos pilotos que entretenimento para o público.


O escocês Jackie Stewart, tricampeão mundial em 1969/71/73, chamava a pista traiçoeira de “O Inferno Verde”, por causa da floresta. Na foto acima e na de baixo, podemos ver Stewart voando com dois carros diferentes (um Matra em 1969 e um Tyrrell em 1973).


O velho e extenso circuito de Nürburgring foi usado na F-1 de 1950 até o GP da Alemanha de 1976, quando o então campeão mundial Niki Lauda quase morreu depois de bater em outro carro e ficar preso em sua Ferrari em chamas. Na foto a seguir, Lauda voando naquele fim de semana dramático.


O desastre, para o qual os problemas da pista contribuíram, e a demora no atendimento médico causada pela dificuldade de acesso a vários pontos foram determinantes para exterminar o velho Nürburgring do calendário. Até o acidente de Lauda, 51 pilotos de várias categorias tinham morrido no “Inferno Verde”.
O circuito foi reformulado, reduzido, deixado com cara de autódromo construído dentro de normas de segurança mais rígidas. E assim os Fórmula 1 deixaram de voar de verdade.

Belos carros

LIGIER JS11

O adorável carro de hoje é outro representante da geração “efeito-solo”, que fez história no final da década de 70. O Ligier JS11 concebido por Gérard Ducarouge. Competiu com as cores azuis, tradicionais do time francês de Guy Ligier nas temporadas de 1979 e 1980, provando-se uma máquina muito competitiva, com suas graciosas linhas e seu simpático esquema de pintura.
Ligier JS11, com suas cores azuis e o patrocínio da Gitanes.
Pilotado por Jacques Laffite, o carro ganhou as duas primeiras corridas da temporada 1979 e levou a equipe francesa a permanecer na disputa durante toda a temporada, com Patrick Depailler ganhando também uma corrida na Espanha.
O time francês concluiu o ano de 79 em terceiro na tabela de Construtores, atrás apenas de Ferrari e Williams no campeonato de construtores.
Desenho em arte do JS11.Depailler acabou sofrendo um acidente com asa-delta e no meio da temporada substituído por Jacky Ickx
Para 1980, o JS11 foi atualizado com uma melhor aerodinâmica. O time substituiu definitivamente Depailler por Didier Pironi. Mais uma vez o carro foi rápido e competitivo, e outra vez esbarrou na concorrência mais forte da Williams e agora da Brabham, com Alan Jones conquistando o campeonato pelos carros do tio Frank.
Mesmo assim, a equipe ainda teve duas vitórias, e certamente teria tido mais, mas ao longo do ano estranhas falhas de suspensão levaram o time a descobrir que a pressão aerodinâmica gera pelo projeto havia excedido o limite do razoável.
O carro gerava tanta carga de downforce, que a suspensão e os pneus simplesmente não resistiam à corrida toda, cedendo e levando a quebras perigosas.

 
 
 
 
 
 
 
 
Ligier JS11, com suas cores azuis e o patrocínio da Gitanes, sendo perseguido pela Coopersucar de Emerson Fittipaldi.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Só sobrou a história.

Autódromo de Jacarepaguá já está totalmente demolido Imagens aéreas mostram que circuito foi completamente removido para ceder espaço para o futuro Parque Olímpico dos Jogos do Rio 2016
Terreno onde ficava o autódromo do Rio (Foto: Reprodução SporTV)O principal palco do automobilismo carioca nos últimos 46 anos teve o seu fim definitivo. Imagens aéreas realizadas nesta terça-feira mostram que o Autódromo de Jacarepaguá, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, já foi completamente desmontado. No local, será construído o Parque Olímpico dos Jogos do Rio 2016.

Terreno onde ficava o autódromo do Rio.

O autódromo recebeu sua última corrida em 28 de outubro do ano passado e será substituído por um novo, a ser construído em uma área cedida pelo Exército, no bairro de Deodoro. Segundo o Ministério do Esporte, o projeto do novo circuito deve ser finalizado até o fim de março, e a licitação ficará pronta até junho. As obras, contudo, não possuem data para começar.
Até lá, a Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro vai promover corridas em Minas Gerais. A prefeitura do Rio promete ajudar os pilotos com transporte dos carros, passagens e hospedagem.


 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Última a lançar novo carro, Williams apresenta FW35 em Barcelona

Equipe havia sido a única a andar com modelo antigo na primeira sessão de testes em Jerez. Apesar de ser uma evolução, FW35 traz diversas mudanças

Pastor Maldonado, Valtteri Bottas e Susie Wolff apresentam novo carro da Williams, o FW35 (Foto: Divulgação)A Williams lançou o FW35, na manhã desta terça-feira, pouco antes do início da segunda sessão de testes de pré-temporada, no circuito de Barcelona, na Espanha. A ex-equipe de Bruno Senna foi a última das 11 escuderias a apresentar seu novo carro para 2013. Nos primeiros testes, em Jerez de la Frontera, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas guiaram o modelo de 2012, o FW34, com a pintura deste ano.
 
 
Pastor Maldonado, Valtteri Bottas e Susie Wolff apresentam novo carro da Williams, o FW35 (Foto: Divulgação)

O time de Grove afirma que, apesar de o novo FW35 ser uma evolução do carro anterior, ele é 80% diferente de seu antecessor, que venceu um GP no ano passado com Maldonado, justamente em Barcelona. Dentre as mudanças estão: caixa de câmbio, suspensão traseira, radiadores, assoalho, exaustores, diminuição do peso o fim do “antipático” degrau no bico. Além disso, a equipe conta que sua grande aposta foi no desenvolvimento de um escapamento com efeito coanda. Para investir nessa área, inclusive, precisou economizar recursos de outras, como a asa móvel. A nova pintura já havia sido apresentada no carro antigo em Jerez. Ela mantém os tradicionais tons de azul e branco, com detalhes em vermelho.
Além da presença da dupla titular, a apresentação contou também com a piloto de testes Susie Wolff. Ela é esposa de Toto Wolff, empresário de Bottas acionista e ex-diretor técnico do time, que seguiu para a Mercedes neste ano. Logo após o lançamento, o carro foi para a pista com Maldonado.

Dono e fundador da escuderia, Sir Frank Williams espera que o novo carro permita que a equipe volte a sonhar alto. Uma das mais tradicionais escuderias da F-1, a Williams tem nove títulos de construtores e sete de pilotos. Porém, não vence um campeonato desde 1997 com Jacques Villeneuve e, recentemente, amargava um jejum de oito anos sem vitórias, quebrado por Maldonado no ano passado, no GP da Espanha (a anterior havia sido com Juan Pablo Montoya no Brasil, em 2004).
- Acreditamos que este seja um passo adiante em relação ao carro do ano passado, que era competitivo. A Williams esteve no topo diversas vezes nos últimos 30 anos. É natural do esporte ter altos e baixos, mas quando estamos embaixo, sempre lutamos para dar a volta por cima. Espero que, com o time que temos, combinado com o FW35 e com o talento de Pastor, Valtteri e Susie, possamos estar em uma posição de desafiar os melhores – disse o patrão.
MOSAICO - Lançamento carro williams f1 (Foto: Editoria de arte)

Magoado, Alain Prost detona filme 'com vilão e mocinho' sobre Senna

 Tetracampeão diz que documentário errou ao não enfatizar lado humano do brasileiro, revela reaproximação e afirma: 'Nossa história vai durar para sempre'
Ayrton Senna Alain Prost Suzuka GP do Japão 1990 (Foto: Getty Images)
Ayrton Senna Alain Prost decidiram dois títulos com acientes entre ambos (Foto: Getty Images)
 
Lançado em 2010, o filme “Senna” – que retrata a vida e a carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1, que morreu em um acidente em 1994 – obteve grandes bilheterias e conquistou diversos prêmios importantes pelos quatro cantos do planeta. Dois anos e meio após sua chegada aos cinemas, o documentário dirigido por Asif Kapadia volta à tona, agora pelas palavras do maior rival do brasileiro, o ex-piloto Alain Prost. Em uma longa entrevista à revista “Autosport”, o francês rompeu o silêncio e criticou duramente o viés do filme. Que, segundo ele, retrata a dupla como “o vilão e o mocinho”. Para Prost, os fãs tinham o direito de saber mais sobre o lado humano de Senna, revelado especialmente após a aposentadoria do tetracampeão.
- Não quis falar sobre isso antes, mas agora gostaria de dar a minha opinião. Eu não gosto do filme, a partir do que eu vi e ouvi. Assisti uma grande parte, mas não quero vê-lo completamente, porque eu sei do que se trata. Acho que é muito ruim, e triste. Se eles queriam fazer um filme comercial com o vilão e o mocinho, que não fizessem entrevista alguma comigo – afirmou Prost, que disse à época do lançamento que não assistiria ao filme, mas que havia alertado os produtores sobre "erros" na construção do filme.
Senna e Prost GP de Adelaide 1998  (Foto: Getty Images)Segundo o francês, a conversa preliminar com os produtores do documentário tinha uma “condição”: mostrar a relação entre ambos desde antes da entrada de Senna na F-1, explorando mais o lado humano do brasileiro. O que, de acordo com Prost, inclui o período após sua aposentadoria das pistas, ao fim de 1993, quando Ayrton o substituiu na Williams.
Ayrton Senna e Alian Prost foram grandes rivais na Fórmula 1 de 1984 a 1993 (Foto: Getty Images)
- É realmente algo inacreditável. Em minha opinião, foi uma história fantástica. Mas é preciso contar um monte de coisas que aconteceram depois que me aposentei. Eu fiz quase oito horas de entrevistas. Oito horas. Falei muito mais sobre o lado humano, de modo que se pudesse entender como ele era antes. Porque ele também me contou, depois que eu me aposentei, como foi a época em que corremos juntos – argumentou o tetracampeão.
O período entre a última corrida de Prost na Fórmula 1 e o dia da morte de Senna foi curto, compreendendo um intervalo de menos de seis meses. Mesmo assim, o ex-piloto, que completará 58 anos no próximo domingo (24 de fevereiro), considera estes 174 dias como alguns dos mais importantes na relação indissolúvel destes dois ícones do automobilismo, que foram companheiros na McLaren em 1988 e 1989.

A rivalidade nas pistas provocou uma relação de admiração e tensão entre os pilotos (Foto: Getty Images)
O filme mostra uma reaproximação entre os dois rivais na época em que o brasileiro enfrentava problemas com um carro terrivelmente instável, que culminaria no problema mecânico que causou seu acidente fatal. Porém, a forma como a famosa mensagem via rádio de Senna que aparece na transmissão da TV francesa foi exibida no longametragem é outro motivo de desgosto para o francês, que também participa no filme dando seu depoimento sobre aquele trágico fim de semana de 1994.
Em 1990, Suzuka foi palco do famoso 'troco' de Ayrton em Prost, que garantiu o título para o brasileiro (Foto: Getty Images)- Tentei explicar o que aconteceu uma semana antes de Imola, quando Ayrton me ligou quase todos os dias. Há coisas que ele me disse durante aquela semana que eu jamais contaria a ninguém. Quando ele diz "Alain, sentimos sua falta", algo que foi organizado e arranjado pela TV francesa, eles (os produtores do filme) perdem completamente a medida. Eu não posso ficar feliz com isso. E não é porque pareço o cara mau, eu não me importo muito com isso. Eu estou vivo, eu estou bem. Mas eu gostaria que todos soubessem o que Ayrton Senna foi, como lutamos e também o que aconteceu no final. Nossa história não terminou em 1994. Nossa história vai durar para sempre – contou o ex-piloto, confessando estar mais preocupado com isso hoje em dia do que quando o filme foi lançado.
saiba mais
 
Ayrton Senna GP de San Marino de 1994
 (Foto: Divulgação)
Pouco antes do GP de San Marino de 1994, Senna enviou mensagem a Prost via rádio (Foto: Divulgação)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Williams 'disfarça' carro velho com painel no bico e pintura nova. Confira

Com apresentação marcada para 19 de fevereiro, equipe inglesa é a única do grid que ainda não lançou o novo modelo para a temporada de 2013

A Williams é a única das 11 escuderias que ainda não lançou o carro para a temporada 2013 da Fórmula 1. O novo modelo só será apresentado na segunda sessão de treinos de pré-temporada, no dia 19 de fevereiro, em Barcelona (Espanha). Enquanto as demais equipes avaliam seus novos bólidos nos primeiros testes, em Jerez de la Frontera, o time de Grove utilizou o FW34, guiado por Pastor Maldonado e Bruno Senna em 2012.
Mas para não ficar tão “mal na fita”, a equipe inglesa, deu uma disfarçada. Nesses dois dias de atividades no circuito espanhol, o piloto venezuelano guiou o carro “velho” com a pintura deste ano, além de um painel para esconder o degrau no bico, permitido pelo regulamento neste ano.

2013: Pastor Maldonado com o FW34 da Williams nos treinos de Jerez. Pintura nova e painel para esconder degrau do bico (Foto: Getty Images)
 
2013: Pastor Maldonado com o FW34 da Williams nos treinos de Jerez. Pintura nova e painel para esconder degrau do bico (Foto: Getty Images)
 
2012 - Bruno Senna com o FW34 da Williams no GP dos EUA (Foto: Getty Images)
 
2012: Bruno Senna com o FW34 da Williams no GP dos EUA (Foto: Getty Images)
Com o carro do ano passado, Maldonado fez o nono tempo no primeiro dia de testes e ficou em oitavo no segundo dia de atividades. Nos próximos dois dias será a vez do finlandês Valtteri Bottas, que entrou na vaga de Bruno Senna, fazer seus primeiros treinos como piloto titular.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Grosjean domina teste marcado por batida de Hamilton e estreia de Razia

Piloto da Lotus confirma a boa forma da manhã e bate a marca estabelecida por Button no primeiro dia. Mercedes volta a ter problemas e Hamilton bate

 
Segundo a Lotus, seu novo carro é “sexy”. Mas, ao que parece, o modelo E21 também é rápido. No segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de La Frontera, na Espanha, a equipe – que escreveu no cockpit a expressão “sou sexy e sei disso” – dominou a folha de tempos entre os 11 times que treinaram. Melhor na parte da manhã, Romain Grosjean confirmou a boa forma à arde e marcou 1m18s218. Um tempo melhor que o anotado pela McLaren de Jenson Button no primeiro dia. Felipe Massa, com a nova Ferrari, foi o oitavo, em uma sessão marcada pelo acidente de Lewis Hamilton com a Mercedes e a estreia do brasileiro Luiz Razia como titular da Marussia Romain Grosjean formula 1  jerez de la frontera (Foto: AFP)
Romain Grosjean dominou o segundo dia de testes da F-1 em Jerez de la Frontera (Foto: AFP)

Razia chegou mostrado serviço. O baiano de 23 anos, primeiro nordestino a chegar à Fórmula 1, assinou um contrato de um ano com a equipe de origem inglesa comandada por uma montadora russa. Nesta quarta, ele assumiu o volante do modelo MR02, já que o time mudou sua programação inicial.
Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)A previsão era que seu companheiro Max Chilton, que danificou o carro ao bater no primeiro dia de treinos, voltasse à pista. Mas, com Razia no comando, a Marussia alcançou um tempo de volta cerca de um segundo e meio melhor que o anotado pelo britânico na manhã anterior, e 0s6 mais rápido que o parceiro de equipe ao longo do dia. À tarde, o motor apresentou problemas, e o brasileiro não conseguiu voltar à pista a tempo de fazer uma volta rápida. O motivo? Uma bandeira vermelha causada pela Lotus de Grosjean, que parou na pista nos minutos finais.
Confirmado pela Marussia, Luiz Razia baixou muito a marca do companheiro (Foto: Agência Getty Images)
Porém, a esta altura, o francês já comemorava o bom desempenho no segundo dia de treinos. Após ficar com a terceira melhor volta no primeiro dia de atividades, Grosjean andou forte desde os primeiros minutos de treino, anotando 1m18s828 antes da pausa para o almoço – já superior à marca de Jenson Button no dia anterior. À tarde, Romain voltou a andar forte, e baixou para 1m18s218, na melhor das 95 voltas que deu em Jerez, cerca de 20% a mais que a duração de um GP.
Outra equipe que andou bastante foi a Force India. Pela manhã, o escocês Paul di Resta, único piloto confirmado pelo time para disputar a temporada 2013 até o momento, deu 95 voltas e ficou com a segunda melhor marca, a 0s8 de Grosjean. À tarde, foi a vez do piloto de desenvolvimento, o inglês James Rossiter, experimentar o modelo VJM06. O australiano Daniel Ricciardo, da STR, completou os três primeiros, andando com o modelo STR8. Ele superou o modelo RB9 da RBR, conduzido pelo compatriota Mark Webber, que deu 101 voltas e fechou o dia em quarto lugar.
Problemas para a Mercedes
A sessão marcou também a estreia de dois nomes de quem se espera muito nesta temporada em seus novos times. Na McLaren, Sergio Perez assumiu o cockpit que foi de Jenson Button no dia anterior. Ele substitui Lewis Hamilton no time, já que o inglês foi para o lugar do aposentado Michael Schumacher na Mercedes. Porém, a primeira experiência do campeão de 2008 em sua nova equipe terminou na barreira de pneus, depois de uma falha hidráulica que provocou a perda da pressão dos freios traseiros do carro.

lewis hamilton mercedes formula 1jerez de la frontera (Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton deixa sua Mercedes após o acidente provocado por falha nos freios (Foto: Getty Images)

Após dar apenas 14 voltas, Hamilton passou reto na curva “Dry Sack” e acertou a barreira de pneus de frente, com 1h40min de atividade. A batida danificou o bico, parte da suspensão e alguns apêndices aerodinâmicos do novo modelo F1W04 da equipe alemã. Com o problema, ele não conseguiu reduzir a velocidade e evitar o choque. Este é o segundo infortúnio enfrentado pela Mercedes em dois dias e testes. Na terça-feira, o bólido de Nico Rosberg teve problemas elétricos, que chegaram a provocar um princípio de incêndio perto da roda traseira.
Já para Felipe Massa, foi um dia de mais aprendizado a respeito da nova F138. Segundo o brasileiro, trata-se de um carro mais “bem nascido” do que o seu antecessor, a problemática F2012. Mais preocupado em entender as reações do carro às diferentes condições de acerto do que em marcar voltas rápidas, Massa ficou apenas com a oitava posição entre os 12 pilotos que foram à pista. Felipe deu 78 voltas, sete a mais que Pastor Maldonado, nono colocado na sessão de treinos. O venezuelano é o único que está usando o carro da temporada anterior nos testes coletivos de Jerez.

Felipe Massa Ferrari testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)
Felipe Massa desenvolve a Ferrari nos testes de Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)

Confira os melhores tempos do 2º dia de testes de pré-temporada:
1 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m18s218 (95 voltas)
2 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m19s003 (95)
3 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m19s134 (83)
4 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m19s338 (101)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1m19s502 ( 99)
6 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m19s519 (15)
7 - Sergio Pérez (MAX/McLaren) - 1m19s572 (81)
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s914 (78)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m20s693 (71)
10 - James Rossiter (ING/Force India) - 1m23s139
11 - Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) - 1m21s311 (88)
12 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537 (31)

Nesta quinta-feira, no terceiro dos quatro dias dos testes coletivos da Fórmula 1 na Espanha, alguns campeões andarão pela primeira vez com os modelos de 2013. Depois de Jenson Button na McLaren e Lewis Hamilton na Mercedes, será a vez de Sebastian Vettel na RBR e Kimi Raikkonen na Lotus, que substituirão Mark Webber e Romain Grosjean, respectivamente. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real, com informações de bastidores e reportagens especiais, direto de Jerez de La Frontera.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Novo carro da Caterham de 2013 tem menos amarelo e verde mais claro

Novo CT03 é lançado pouco antes do início das primeiras sessões de testes de pré-temporada da Fórmula 1, no circuito de Jerez de la Frontera
                                                                                                                                                            Assim como a Marussia, a Caterham também lançou seu novo carro, o CT03, para a temporada 2013 da Fórmula 1 pouco antes do início dos testes no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Com a dupla totalmente reformulada, Charles Pic e Giedo van der Garde, o time anglo-malaio, assim como todas as equipes, aposta na evolução do modelo anterior, o CT01, em razão da pouca alteração nos regulamentos técnicos e desportivos para este ano. A grande mudança do novo modelo está nas cores. A escuderia reduziu a quantidade de amarelo e suavizou o tom do verde na nova pintura.

A primeira sessão de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera começam nesta terça-feira, dia 5, e vão até a sexta, dia 8. O primeiro GP será disputado de 15 a 17 de março, na Austrália.

Caterham CT03 - Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Caterham CT03 - Fórmula 1 (Foto: Divulgação / Site oficial da Caterham)
 
MOSAICO lançamento novo carro da Caterham temporada 2013 (Foto: Divulgação / Site Oficial da Marussia)

Com 'Kers', mas sem Razia, Marussia exibe carro 'tricolor' antes de testes

Equipe lança MR02 discretamente, sem presença de pilotos em Jerez. Pela primeira vez, carro conta com o sistema de recuperação de energia cinética

lançamento novo carro da marussia temporada 2013 (Foto: Divulgação / Site Oficial da Marussia)Se os pequenos traços em preto e branco fizeram a Ferrari ser batizada de "tricolor" pela torcida são-paulina, o que dizer do novo carro da Marussia? Pouco antes do início dos testes em Jerez de la Frontera, Espanha, o futuro time de Luiz Razia apresentou o MR02. O modelo de 2013 adiciona detalhes brancos à pintura rubro-negra de seu antecessor. Mas a principal mudança não está na pintura. Para esta temporada, a equipe pela primeira vez em seus quatro anos de história introduziu o KERS (Sistema de recuperação de energia cinética). Em 2012, Marussia e HRT eram as únicas do grid que não possuíam o sistema em seus carros e, coincidência ou não, terminaram nas duas últimas posições. O lançamento não contou com a presença de Max Chilton, único confirmado oficialmente, nem com Razia, que ainda não foi anunciado. O britânico guiará o carro nesse primeiro dia de testes na pista espanhola.
 
MOSAICO lançamento novo carro da Marussia temporada 2013 (Foto: Divulgação / Site Oficial da Marussia)De acordo com a escuderia, engenheiros e mecânicos trabalharam muito durante toda a segunda metade da temporada passada, não só para implementar o Kers (desenvolvido pela Williams) no novo carro, mas também para desenvolver o bólido aerodinamicamente. O motor segue Cosworth. Com o novo MR02, o time inglês conduzido pela montadora russa espera dar um passo à frente em relação a 2012, quando, apesar de não marcarem pontos, perderam o 10º lugar no Mundial de Construtores – e, consequentemente, uma boa quantia de dinheiro - para a Caterham no último GP do ano, no Brasil.
- Entramos na pré-temporada otimistas com o novo carro, nesse capítulo importante do desenvolvimento da equipe. Os passos dados na segunda metade da temporada passada nos deu confiança não só para lutar duramente pelo 10º lugar, mas para nos encorajar no desenho que foi base para o carro que apresentamos. O MR02 é uma evolução do pacote do ano passado com a integração do Kers. A falta do sistema foi decisiva para determinar nossa posição para concorrentes imediatos no último ano. Mas foi uma “omissão estratégica”. Optamos por enfatizar a aerodinâmica, para, quando tivéssemos aptos a introduzir o sistema, isto seria relativamente simples – explicou o chefe do time, John Booth.

A primeira sessão de testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera começam nesta terça-feira, dia 5, e vão até a sexta, dia 8. O primeiro GP será disputado de 15 a 17 de março, na Austrália.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

RBR inova e abusa do roxo em novo carro para temporada 2013 da F-1

Para lutar pelo tetra, equipe de Sebastian Vettel mantém degrau no bico no RB9 e adiciona cor roxa ao tradicional azul dos modelos anteriores

Tricampeã mundial de Construtores e de Pilotos da Fórmula 1, a RBR apresentou neste domingo o carro com o qual lutará por mais títulos em 2013. Logo de cara, o RB9 projetado pelo "mago da aerodinâmica" Adrian Newey chamou a atenção não por soluções tecnológicas, mas sim pelas cores. A escuderia austríaca da dupla Sebastian Vettel e Mark Webber decidiu ousar e abandonou a pintura predominantemente azul dos modelos anteriores e abusou do roxo.
 
RBR apresentaa RB9 para temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: Reprodução)
 
RBR apresentaa RB9 para temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: Reprodução)

A presença da cor roxa na nova RBR é em razão do aumento da participação de um de seus patrocinadores, uma divisão de carros de luxo de uma montadora japonesa. Outro destaque do RB9 é a manutenção do degrau no bico, que causou grande estranhamento dos fãs no ano passado. Assim como Lotus e Sauber, a equipe austríaca não quis fazer como a McLaren e camuflar o desnível com uma placa de metal permitida pelo regulamento. Sebastian Vettel, tricampeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1 aos 25 anos, descarta vida fácil na nova temporada.
- Obviamente que olhamos para trás sobre o que conseguimos como equipe, mas me sinto começando novamente do zero. Vai ser um ano longo. Há um duro desafio nos esperando – disse o alemão.
fórmula 1 lançamento 2013 mosaico 02 (Foto: Getty Images)A excentricidade da nova pintura contrastou com o modo que a RBR exibiu seu novo carro ao mundo. Conhecida por ações de marketing ousadas e irreverentes, a equipe foi discreta. Diferentemente das outras equipes que transmitiram suas apresentações online ao vivo pela internet, o time austríaco divulgou um vídeo de aproximadamente 3min na hora marcada para o lançamento, realizado na cidade inglesa de Milton Keynes. O clipe intitulado “Rhythm of the fabric” (ritmo da fábrica) combinava música com imagens mostrando o processo de criação do bólido.


A RBR foi a sexta equipe a apresentar seu carro para 2013. A temporada começa com o GP da Austrália, de 15 a 17 de março. Antes disso, as máquinas vão para a pista para a primeira sessão de testes de pré-temporada, de 5 a 8 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.

Calendário de lançamentos dos carros de 2013:
28 de janeiro, segunda-feira – Lotus (Enstone, Inglaterra)
31 de janeiro, quinta-feira – McLaren (Woking, Inglaterra)
1 de fevereiro, sexta-feira – Ferrari (Maranello, Itália)
1 de fevereiro, sexta-feira - Force India (Silverstone, Inglaterra)
2 de fevereiro, sábado – Sauber (Hinwill, Suíça)
3 de fevereiro, domingo – RBR (Milton Keynes, Inglaterra)
4 de fevereiro, segunda-feira – Mercedes (Jerez de la Frontera, Espanha)
4 de fevereiro, segunda-feira – STR (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Caterham (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Marussia (Jerez de la Frontera, Espanha)
19 de fevereiro, terça-feira – Williams (Barcelona, Espanha)

Sauber muda pintura radicalmente e lança carro todo cinza para 2013

Escuderia suíça abandona pintura predominantemente branca dos anos anteriores, 'suaviza' degrau no bico e mantém parceria com Chelsea

 Nico Hulkenberg  Esteban Gutierrez SAUBER 2013 formula 1 (Foto: Reuters)Enquanto Ferrari, McLaren e Lotus mudaram apenas detalhes nas pinturas de seus carros de 2012 para 2013, a Sauber preferiu mudar radicalmente. A escuderia suíça apresentou neste sábado em sua sede, em Hinwil, o C32, que será guiado pelo alemão Nico Hulkenberg e pelo estreante mexicano Esteban Gutiérrez. A cor branca, predominante no modelo anterior, resume-se agora a pequenos traços no bólido, acompanhados de tons de vermelho. O cinza-grafite, também presente no ano passado, passa a cobrir praticamente toda a   
                                                                                                         carroceria.
  Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez no lançamento da Sauber para 2013 (Foto: Reuters)

O novo carro será guiado por Nico Hulkenberg e Esteban Gutiérrez, que assumiram as vagas de Sergio Pérez – agora na McLaren – e do dispensado Kamui Kobayashi. Apesar da dupla totalmente reformulada e na mudança drástica das cores, a nova Sauber é uma evolução do carro antecessor, o C31. Com o projeto, a chefe do time,  a indiana Monisha Kaltenborn, pretende dar continuidade aos bons resultados do ano passado, quando a equipe somou quatro pódios, quase conquistou a primeira vitória de sua história e terminou em sexto no Mundial de Construtores.
- Estou muito empolgada, mas ao mesmo tempo um pouco tensa. O objetivo é muito claro e simples: queremos continuar a evoluir. O C32 é baseado em seu antecessor, que foi um carro muito competitivo. Ele tinha muitos pontos fortes e alguns fracos. Nosso engenheiros trabalharam para evoluir os fortes e eliminar os fracos – disse Monisha, que se tornou a primeira chefe de equipe da história da F-1 em 2012 ao herdar a função do fundador do time, Peter Sauber.

SAUBER montagem formula 1 (Foto: Getty Images)
Novo carro da Sauber tem pintura bem diferente ao modelo de 2012 da equipe e muito parecido com o carro da Hispania de 2010, guiado pelo brasileiro Bruno Senna
SAUBER 2013 formula 1mosaico 2 (Foto: Getty Images)A equipe suíça manteve o degrau no bico, mas com desnível menos acentuado que o do carro anterior e disfarçado por pequenas paredes de cada lado. Outra diferença são as laterais, bem mais estreitas. A parceria com o Chelsea continua neste ano. Ao contrário de 2012, quando o escudo do clube de futebol inglês foi estampado nas cores originais (azul, branco e dourado) na lateral e na dianteira, agora o emblema aparece monocromático (apenas branco) logo à frente do cockpit.

A Sauber foi a quinta equipe a apresentar seu carro para 2013. A temporada começa com o GP da Austrália, de 15 a 17 de março. Antes disso, as máquinas vão para a pista para a primeira sessão de testes de pré-temporada, de 5 a 8 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.






Calendário de lançamentos dos carros de 2013:
28 de janeiro, segunda-feira – Lotus (Enstone, Inglaterra)
31 de janeiro, quinta-feira – McLaren (Woking, Inglaterra)
1 de fevereiro, sexta-feira – Ferrari (Maranello, Itália)
1 de fevereiro, sexta-feira - Force India (Silverstone, Inglaterra)
2 de fevereiro, sábado – Sauber (Hinwill, Suíça)
3 de fevereiro, domingo – RBR (Milton Keynes, Inglaterra)
4 de fevereiro, segunda-feira – Mercedes (Jerez de la Frontera, Espanha)
4 de fevereiro, segunda-feira – STR (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Caterham (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Marussia (Jerez de la Frontera, Espanha)
19 de fevereiro, terça-feira – Williams (Barcelona, Espanha)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sem revelar companheiro de Paul di Resta, Force India lança novo carro

Modelo VJM06 segue tendência do antecessor, mas time mantém suspense quanto ao nome do outro piloto. Testes começam nesta semana, em Jerez

                                           
Em um dia ofuscado pelo lançamento da nova Ferrari, a Force India exibiu seu modelo para a temporada 2013 da Fórmula 1, o VJM06. Sem degrau no bico, o carro de linhas limpas segue a tendência do seu antecessor, sétimo colocado no Mundial de Construtores. No entanto, o time só tem um piloto confirmado por enquanto: Paul di Resta, que foi o responsável por desvendar as formas do carro nos boxes de Silverstone, na Inglaterra, e também por um “shakedown” previsto com a nova máquina na pista inglesa.
lançamento novo carro force india temporada 2013 (Foto: Reprodução / Site Oficial da Force India)
 
 
Lançamento do VJM06, novo carro da Force India para 2013 (Foto: Reprodução / Site Oficial da Force India)
 
- Estou ansioso para sentir que o carro como um todo. Faremos um pequeno teste hoje para termos uma idéia de seu potencial. Acho que é difícil definir metas, especialmente neste momento. Agora é manter a consistência e trabalhar para evoluir em relação ao ano passado. Esse é o foco: ter um carro capaz de ir ao Q3 nos treinos classificatórios que e nos coloque em posições fortes – disse Di Resta, que no encerramento da temporada, no GP do Brasil, foi ofuscado pela ótima performance do então companheiro, o alemão Nico Hulkenberg. Atualmente na Sauber, Nico brigou pela vitória de igual para igual com as McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button.
Resta uma vaga
O time não revelou quem será o companheiro do escocês, mas há grandes chances de que o destino da equipe cruze novamente com o da Ferrari. Um dos mais cotados para a vaga é o francês Jules Bianchi, piloto de testes da Force India em 2012, e membro da Academia de Pilotos da escuderia italiana. Sua efetivação pode influenciar um acordo para fornecimento de motores a partir de 2014 – quando a F-1 passará a adotar os propulsores turbocomprimidos V6 de 1,6 litro, no lugar dos atuais V8 de 2,4 litros.
MOSAICO lançamento novo carro force india temporada 2013 (Foto: Reprodução / Site Oficial da Force India)
Bianchi não compareceu ao lançamento da Force India, justamente por estar presente ao da Ferrari. Atual vice-campeão da World Series, o francês está em alta no mercado da velocidade. Em janeiro, venceu o desafio de Kart das Estrelas, realizado por Felipe Massa no Beto Carrero World, em Santa Catarina, diante de nomes como Fernando Alonso, Jaime Alguersuari, Vitantonio Liuzzi, Sebastien Buemi, Lucas di Grassi, Felipe Nasr e outras feras.Porém, a Force India já informou que o segundo piloto só será anunciado às vésperas das segunda bateria de testes da pré-temporada, em Barcelona. Bruno Senna e Adrian Sutil também brigam pela vaga.


 
A Force India foi a quarta equipe a lançar o carro para 2013. A Lotus apresentou seu bólido "sexy" no dia 28 de janeiro, enquanto a McLaren mergulhou em sua história ao mostrar o MP4-28 na última quinta. Já a Ferrari inovou na pintura ao inserir uma faixa preta na parte inferior do carro. Que, assim como o da Force India, esconde o degrau no bico.
A temporada começa com o GP da Austrália, de 15 a 17 de março. Antes disso, os carros vão para a pista para a primeira sessão de testes de pré-temporada, de 5 a 8 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.

Calendário de lançamentos dos carros de 2013:
28 de janeiro, segunda-feira – Lotus (Enstone, Inglaterra)
31 de janeiro, quinta-feira – McLaren (Woking, Inglaterra)
1 de fevereiro, sexta-feira – Ferrari (Maranello, Itália)
1 de fevereiro, sexta-feira - Force India (Silverstone, Inglaterra)
2 de fevereiro, sábado – Sauber (Hinwill, Suíça)
3 de fevereiro, domingo – RBR (Milton Keynes, Inglaterra)
4 de fevereiro, segunda-feira – Mercedes (Jerez de la Frontera, Espanha)
4 de fevereiro, segunda-feira – STR (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Caterham (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Marussia (Jerez de la Frontera, Espanha)
19 de fevereiro, terça-feira – Williams (Barcelona, Espanha)

Testes de pré-temporada:
5 a 8 de fevereiro – Jerez de la Frontera (ESP)
19 a 22 de fevereiro – Barcelona (ESP)
28 de fevereiro a 3 de março – Barcelona (ESP)

Ferrari apresenta carro mais elegante e sem degrau no bico para 2013

Ao contrário do modelo anterior, novo F138, com o qual Fernando Alonso e Felipe Massa tentarão desbancar RBR, possui design mais harmônico

lançamento novo carro ferrari temporada 2013 (Foto: Reprodução / Site Oficial da Ferrari)Ainda não dá para prever se a nova Ferrari dará a Fernando Alonso e Felipe Massa um carro capaz de bater os rivais em 2013. Porém, é possível apontar que o novo modelo “F138” – combinação do ano atual com uma homenagem à geração de motores V8, que será usada pela última vez nesse ano – é mais elegante que seu antecessor, o F2012. Ao contrário do “design agressivo” do carro do ano passado, a tradicional escuderia italiana apresentou um bólido com linhas mais harmônicas, com destaque para o fim do degrau no bico, que causou grande estranhamento dos fãs na última temporada.
F138, o novo carro da Ferrari para a temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: Reprodução / Site Oficial da Ferrari)
Na cerimônia, realizada na sede de Maranello, Itália, a escuderia fez um “passeio” pela fábrica e destacou outras conquistas fora da Fórmula 1, como em categorias de turismo, além da construção do parque temático Ferrari World, em Abu Dhabi, Emirados Árabes.
A lona que cobria o novo modelo foi retirada mostrando o F138 ao mundo antes mesmo de Massa e Alonso entrarem em cena. Após um breve discurso, o chefe do time, Stefano Domenicali, saudou a dupla, que mostrou discurso confiante em uma boa temporada. Na sequência, o presidente Luca di Montezemolo tomou a palavra e resgatou memórias de Enzo Ferrari, fundador da equipe. Foi feita também uma homenagem aos dez anos da morte de Gianni Agnelli, principal acionista da Fiat, grupo a qual pertence a montadora.

MOsaico montagem lançamento carro ferrari (Foto: Reprodução / Site Oficial da Ferrari)A Ferrari foi a terceira equipe a lançar o carro para 2013. A Lotus apresentou seu bólido "sexy" no dia 28 de janeiro, enquanto a McLaren mergulhou em sua história ao mostrar o MP4-28 na última quinta. Poucos minutos depois do time de Maranello, foi a vez de a Force India exibir seu carro, mas sem confirmar o companheiro de Paul di Resta. A temporada começa com o GP da Austrália, de 15 a 17 de março. Antes disso, os carros vão para a pista para a primeira sessão de testes de pré-temporada, de 5 a 8 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Massa será 1º a guiar nova Ferrari e terá mais dias de testes que Alonso
Felipe Massa será o primeiro a experimentar o F138, no dia 5 de fevereiro. O brasileiro guiará o bólido vermelho em seis dos doze dias de atividades de pré-temporada. Já seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, sequer participará dos treinos de Jerez. O espanhol entrará em ação apenas partir da segunda sessão, já em Barcelona (ESP), no dia 19. Ao todo, o bicampeão mundial terá direito a cinco dias de preparação.

Calendário de lançamentos dos carros de 2013:
28 de janeiro, segunda-feira – Lotus (Enstone, Inglaterra)
31 de janeiro, quinta-feira – McLaren (Woking, Inglaterra)
1 de fevereiro, sexta-feira – Ferrari (Maranello, Itália)
1 de fevereiro, sexta-feira - Force India (Silverstone, Inglaterra)
2 de fevereiro, sábado – Sauber (Hinwill, Suíça)
3 de fevereiro, domingo – RBR (Milton Keynes, Inglaterra)
4 de fevereiro, segunda-feira – Mercedes (Jerez de la Frontera, Espanha)
4 de fevereiro, segunda-feira – STR (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Caterham (Jerez de la Frontera, Espanha)
5 de fevereiro, terça-feira – Marussia (Jerez de la Frontera, Espanha)
19 de fevereiro, terça-feira – Williams (Barcelona, Espanha)

Testes de pré-temporada:
5 a 8 de fevereiro – Jerez de la Frontera (ESP)
19 a 22 de fevereiro – Barcelona (ESP)
28 de fevereiro a 3 de março – Barcelona (ESP)