quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

FORMULA 1 - 2014


Vassoura, golfinho, aspirador... bicos rebaixados viram motivo de piada

Montagens que pipocam na Internet brincam com visual estranho dos novos carros da Fórmula 1, que apresentam soluções pouco usuais para se adequar ao regulamento


Uma alteração drástica no regulamento para a temporada 2014 provocou a maior revolução visual da Fórmula 1 nos últimos tempos. Os chassis de 525 mm de altura agora possuem um bico dianteiro com apenas 185 mm (contra os 550 mm de 2013). A mudança gerou uma avalanche de piadas e brincadeiras na internet, que foi invadida com montagens sobre a aparência um tanto quanto excêntrica dos novos bólidos.
GloboEsporte.com separou as melhores piadas sobre os novos modelos, que voltam a acelerar na pista do circuito de Jerez, na Espanha, nesta quarta-feira. As comparações com animais são inevitáveis. Williams com bico de golfinho? McLaren com nariz de macaco? É o que acham os internautas fanáticos pela Fórmula 1:
A Ferrari fugiu da regra e foi comparada a um abridor de latas (Foto: Reprodução / Facebook)A Ferrari fugiu da regra e foi comparada a um abridor de latas (Foto: Reprodução / Facebook)


Aspirador de pó? A nova Ferrari parece ter mil e uma utilidades... (Foto: Reprodução / Facebook)Aspirador de pó? A nova Ferrari parece ter mil e uma utilidades... (Foto: Reprodução / Facebook)

Brinquedo de criança: a Ferrari também ajuda na hora de divertir as crianças (Foto: Reprodução / Facebook)Brinquedo de criança: a Ferrari também ajuda na hora de divertir as crianças (Foto: Reprodução / Facebook)
A nova Ferrari F14T é um dos alvos preferidos dos internautas (Foto: Reprodução / Facebook)A nova Ferrari F14T é um dos alvos preferidos dos internautas (Foto: Reprodução / Facebook)



A nova Caterham também pode ajudar na limpeza de casa! (Foto: Reprodução / Facebook)A nova Caterham também pode ajudar na limpeza de casa! (Foto: Reprodução / Facebook)











Piadas sexuais também invadiram a web, principalmente por causa do formato polêmico dos tais bicos rebaixados. O que aconteceria durante um encontro romântico entre o novo McLaren MP4-29, o "macho da relação", e a Lotus E22, a "fêmea" da história?
Montagem mostra uma cena 'quente' entre os carros de Lotus e McLaren (Foto: Reprodução / WTF1)Montagem mostra uma cena 'quente' entre os carros de Lotus e McLaren (Foto: Reprodução / WTF1)



McLaren + Lotus = kart (Foto: Reprodução / Facebook)McLaren + Lotus = kart (Foto: Reprodução / Facebook)
Fonte: Globoesporte.com

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FORMULA 1 - 2014

Nova F1 Caterham 2014 apresentou o CT05 em Jerez 


Nova F1 Caterham CT05 2014
Ele teve que fazer a sua estreia pela manhã, após a Red Bull, mas o novo Caterham 2014 viu a luz apenas na tarde de Jerez. Ir um número e você vai para CT03 CT05 , certamente com um design chamativo e destina-se a falar. Também permanecem no lote das máquinas das últimas linhas da grade, mas os comentários, certamente, não faltam, como o mais nobre de F1 de 2014. 
Caterham CT05 O que torna tão especial? Escusado será dizer que são as formas de frente para causar um rebuliço.
Em vez de tirar vantagem de toda a largura da cabina do piloto até a altura da asa dianteira, o britânico decidiram focar sobre o nariz longo , não uma pequena porção do terminal, mas estendido até quase o ponto de ancoragem da suspensão dianteira. E esta escolha também levou a ter um único apoio asa , particularmente complexa, com muitas abas e desviadores de fluxo. É um passo evidente entre corpo e focinho, este último muito nervosa. Junto com a Ferrari, o CT05 vai montar uma suspensão dianteira pull-rod ea corrosão do triângulo superior é definitivamente não convencional.
Para completar o focinho longo e estreito de palhetas girando são colocados quase paralelo ao chão, enquanto estamos acostumados lados geralmente verticais e deformado para gerenciar os fluxos. 
muito menos inovador é o lado com grandes barrigas e nada muito a extremos se fez comparação com o que vimos em Jerez.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FORMULA 1 - 2014


STR segue tendência e também adota bico 





'nariz de Gonzo' no carro de 2014

Escuderia italiana exibe novo STR9 no circuito de Jerez de la Frontera, que sediará os primeiros testes da pré-temporada da Fórmula 1 a partir desta terça-feira


Lançamento do STR9, o novo carro da STR para a temporada 2014 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Detalhe do bico da nova STR9 (Foto: Getty Images)
Nesta segunda-feira foi a vez da STR apresentar seu carro para a temporada 2014 da Fórmula 1. A equipe co-irmã da RBR exibiu o novo STR9 no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, que será palco da primeira semana de testes de pré-temporada a partir desta terça-feira. Oitava colocada no Mundial de Construtores de 2013, a escuderia italiana foi a primeira a mostrar seu carro ao vivo - os demais times que lançaram seus carros o fizeram através de fotos, desenhos ou vídeos na internet. Os pilotos do time, o francês Jean-Eric Vergne, e o estreante russo Daniil Kvyat posaram para fotos ao lado do bólido. O novo carro é o primeiro do time equipado com os motores Renault, os mesmos da filial RBR. A fornecedora anterior de propulsores era a Ferrari.
Assim como McLaren e Williams, a STR adotou um design em sua dianteira que está gerando estranhamento entre os fãs da categoria e já foi comparado dentre outras coisas, a focinho de tamanduá, golfinhos, a um dedo e até ao nariz do personagem “Gonzo”, dos “Muppet Babies”. A pintura do novo carro, projetado pelo diretor técnico James Key (ex-Sauber e Force India), segue bem semelhante às dos anos anteriores, com predominância do azul escuro cromado, composto com detalhes em vermelho e dourado. O desenho parece tentar “camuflar”, sem sucesso, o polêmico bico, pintado na cor azul logo depois de uma parte dourada que vai até o limite da asa dianteira.
Lançamento do STR9, o novo carro da STR para a temporada 2014 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Lançamento do STR9, o novo carro da STR para a temporada 2014 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)

Com o intuito de proporcionar mais segurança aos pilotos em caso de um choque em "T" e evitar decolagens em toques dianteiros nos pneus traseiros, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) diminuiu a altura do bico para apenas 185 mm, contra os 550 mm de 2013). O visual estranho de alguns carros, no entanto, acabou sendo gerado porque a entidade não estabeleceu uma largura mínima para a ponta da peça.
Apesar de o bico chamar atenção no visual, é a parte técnica que merece destaque do chefe da equipe, Franz Tost. O dirigente ressaltou o trabalho da equIpe para projetar o carro a partir das profundas mudanças do regulamento da F-1 em 2014.
- A temporada 2014 será muito interessante de muitos pontos de vista. Eu chamo do ano da novidade e das novas estratégias. Tivemos que redesenhar o bico, as laterais, as asas. Nunca antes começamos tão cedo a desenhar essas peças. As laterais ficaram mais largas, e tivemos que encontrar o espaço para os radiadores. O time fez um bom trabalho para fazer isso sem perder performance aerodinâmica. Nunca antes trabalhamos tão duro nas semanas que antecedem os testes como nessa com o STR9. O time ficava na fábrica até as 2 da manhã para terminar, mas conseguimos. 

FORMULA 1 - 2014





Com nariz rebaixado e mudanças na 




aerodinâmica, Sauber apresenta C33


Máquina tem motor Ferrari V6 power unit turbocharged 1,6 litros, pesa mais que o C32, e já é chamado por fãs de 'carro mais vistoso da F-1' nas redes sociais


Após a apresentação dos novos carros de algumas escuderias como a Ferrari, foi a vez daSauber, que usa, inclusive, motor fabricado pelos italianos, divulgar sua máquina para a temporada de 2014 da Fórmula 1, que começa na Austrália, no dia 16 de março. O Sauber C33-Ferrari tem a aparência semelhante a de seu predecessor, o C32, com um tom grafite. Nas redes sociais, os fãs parecem ter ficado felizes com o visual. Alguns chamaram de "carro mais vistoso da F-1". E, no desempenho, o time suíço tem alterações no motor e na aerodinâmica, principalmente por conta de mudanças regulatórias da FIA.

No lugar do V8 2,4 litros, agora a máquina tem um V6 power unit turbocharged 1,6 litros, com um sistema de recuperação de energia duas vezes mais poderoso que o anterior.  A aerodinâmica também mudou: a largura máxima da asa frontal era de 1,80m. Agora é de 1,65m. E o nariz ficou bastante rebaixado e mais fino, o que aumenta a segurança. Até o chassi mudou para chegar ao padrão estabelecido pela FIA. 
F1 carro Sauber C33 (Foto: Divulgação)Sauber C33-Ferrari parece o anterior, mas tem mudança no nariz (Foto: Divulgação)


O carro pesa mais que o anterior por conta das mudanças feitas pela entidade: de 642 kg (incluindo o piloto) para 691 kg. Mas isso não é problema, já que todas as equipes terão carros mais pesados por conta dos novos sistemas técnicos, segundo a escuderia. Os engenheiros da Sauber tentaram deixar o carro com bastante flexibilidade, o que possibilita que seja fácil responder a fatores inesperados. Os testes da escuderia começarão nos próximos dias em Jerez de la Frontera com um carro "ainda cru". Depois, em dois testes no Bahrein, o Sauber C33-Ferrari ganhará algumas peças que aumentarão sua performance. 

Na temporada 2013, a escuderia terminou em sétimo, com 54 pontos, sendo a maior pontuação conquistada no Japão. Com Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez em sexto e sétimo, eles somaram 14 pontos na ocasião. Mas, em 2014, os suíços querem chegar mais longe, apesar do discurso da dirigente principal da Sauber, Monisha Kaltenborn, ainda ser cauteloso.
Só podemos ter uma impressão depois que os testes terminarem
Monisha Kaltenborn
- Deixamos para trás um ano bastante desafiador para nós. A primeira metade foi difícil. Na segunda, evoluímos de forma significativa. Aprendemos muito nesse tempo e estamos colocando em prática agora. Por conta de mudanças radicais nas regulações técnicas, é impossível fazer previsões no momento. Só podemos ter uma impressão depois que os testes terminarem. É também quando vamos anunciar nossos objetivos para a temporada. Uma coisa eu garanto: confiança vai ser a essência, principalmente no início - relatou ao site oficial.

Kaltenborn, contudo, não poupou elogios aos seus pilotos, principalmente Adrian Sutil, que assinou recentemente, e Esteban Gutierrez, que seguiu no time. Além deles, Giedo van der Garde é o piloto de testes e reserva. 

- Adrian é alguém que estivemos observando por muito tempo e fizemos contato inicial em setembro. É por isso que estou muito feliz de tê-lo conosco. Ele demonstrou várias vezes como é rápida e como tem experiência, chegando à sua sétima temporada. É uma vantagem que não pode ser subestimada - concluiu.

FORMULA 1 - 2014


Com bico 'mais normal' do que o das rivais, Ferrari F14T é apresentada

Modelo deste ano terá parte dianteira mais tradicional do que as das concorrentes


A Ferrari apresentou neste sábado o carro que tentará recolocar a escuderia na direção das vitórias. Diferente das concorrentes que apresentaram carros com bicos diferentes, o F14T  terá uma parte dianteira mais elegante. Guiado por Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, o 60º modelo da escuderia terá a missão de quebrar o jejum sem títulos que vem desde 2007, ano em que o próprio finlandês se sagrou campeão. 
O chassi de fibra de carbono é bastante leve e resistente. O cambio longitudinal tem 8 marchas, o câmbio semi automático é sequencial com troca de marcha rápida, freios ventilados na frente e atrás, e suspensão independente. O peso com água, lubrificante e piloto chega a 691kg. As rodas são de aro 13. O motor turbo é de 1.600 cilindradas com 15 mil RPM. Com o novo regulamento da categoria, a capacidade do tanque diminuiu de 165kg para 100kg, o equivalente a 120 litros. Na pintura do carro, a equipe aumentou a quantidade de cor preta na parte traseira em comparação com os anos anteriores.
Nova Ferrari Formula 1 F1 (Foto: Divulgação/Site Oficial da Ferrari)A Ferrari F14T, com um bico mais clássico do que os das concorrentes (Foto: Divulgação/Site Oficial da Ferrari)



O nome do carro da temporada 2014 foi escolhido pelos fãs na internet, recebendo 369.711 votos em enquete no site da escuderia. Para Alonso, as mudanças implicam em um novo estilo de pilotagem: 
- Acho que o melhor momento foi o Schumacher ganhando em 2004. Nos últimos anos ficamos muito perto e vamos tentar esse ano uma sorte melhor. A fórmula 1 muda muito para 2014. Essas mudanças no motor implicam no estilo de pilotagem. Acho que o time formado por Kimi e eu terá muito sucesso. Ele teve muito sucesso na carreira dele. Vamos começar do zero. Esperamos ter bons resultados. Não temos uma dupla melhor na Fórmula 1. 

Raikkonen considera que voltar a ser campeão do mundo na Ferrari é o grande objetivo: 

- É bom voltar. É claro que o alvo é sempre o mesmo, ser campeão do mundo. Em 2007 eu fui campeão e espero repetir, vai ser a grande recompensa. Na verdade não senti falta de pilotar. Eu precisei fazer essa pausa para poder voltar 100%. Foi uma parada necessária - disse o finlandês sobre a cirurgia que sofreu nas costas em novembro do ano passado - Quero estar o mais fisicamente bem para correr. Nós dois somos campeões do mundo e queremos vencer. Esperamos estar à altura da RBR. 

O F14T deixou confiante o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. Chefe de equipe, Stefano Domenicalli considera que terá pela frente o maior desafio desde que chegou à Fórmula 1.

- Trouxemos nomes que são espetaculares na Fórmula 1, outros nem tanto. Investimos em novas ferramentas, como o tunel de vento. Nossos engenheiros podem fazer a diferença com esses equipamentos. É bom começar com um carro bastante confiável, que foi testado na parte mecânica e aerodinâmica. O mais importante é evitar problemas mecânicos. Temos que fazer o melhor trabalho que é pontuar e fazer bons resultados. Sabemos o que a Ferrari representa para a F1 e para o mundo. 
- Estou confiante. Temos uma equipe muito forte e tem tudo para ser bem sucedida. Temos a volta de Kimi, o último campeão mundial pela Ferrari, e Fernando fez grandes temporadas nos últimos quatro anos. Agora temos que vencer. Confio na parte técnica e nas pessoas que fizeram o motor. O desenrolar da temporada será crucial. Vai ser difícil saber no início quem será competitivo ou não. Mas nosso objetivo é o topo, nada menos do que isso. Acho que não temos que ter só um carro competitivo, mas uma equipe competitiva com inovações no time. E temos confiança nisso. 

A temporada 2014 começa entre os dias 13 a 16 de março, com o GP da Austrália. Mas os pilotos vão à pista já na próxima terça-feira, para testar os novos carros em Jerez de la Frontera. No caso da Ferrari, Kimi pilotará nos dois primeiros dias, e Alonso assumirá o volante nas atividades restantes. Na sequência, os competidores participam de duas baterias de avaliações no Bahrein, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, e de 27 de fevereiro até 2 de março.
Mosaico Nova Ferrari (Foto: Divulgação/Site Oficial da Ferrari)Mosaico Nova Ferrari (Foto: Divulgação/Site Oficial da Ferrari)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FORMULA 1 - 2014



Alvo de rumores nos bastidores da F-1, McLaren apresenta o carro para 2014

Em meio a especulações sobre a saída do atual chefe de equipe, Martin Whitmarsh, equipe inglesa apresenta o carro que tem a missão de recolocá-la de volta ao pódio


“Acredite na McLaren”. O slogan de apresentação do MP4-29 representa bem toda a carga de expectativa que foi criada em torno do novo carro da escuderia inglesa. O modelo foi revelado na manhã desta sexta-feira, direto das modernas instalações do McLaren Technology Centre, em Woking, e carrega a missão de recolocar a tradicional equipe, apenas 5º colocada em 2013, no pelotão de elite da categoria.   
O modelo foi exibido pela primeira vez ao lado da dupla titular de 2014, formada pelo veteranoJenson Button e o estreante Kevin Magnussen, além do reserva Stoffel Vandoorne. Os fãs da equipe com a qual Ayrton Senna conquistou seus três títulos mundiais estavam curiosos para conferir as soluções visuais que seriam adotadas pela McLaren. O novo regulamento estipula um chassi com 525 mm de altura e um bico dianteiro com apenas 185 mm (contra os 550 mm de 2013) - o que gerou o temor de que os novos bólidos seriam "feios demais".
MOSAICO - Lançamento carro mclaren 2014 (Foto: Reprodução / Site Oficial da McLaren)



Nos bastidores, no entanto, as atenções estavam voltadas para as especulações de que o atual chefe de equipe, Martin Whitmarsh, deixará o comando do time este ano. Funcionário desde 1989, Whitmarsh se ausentou do evento de lançamento de um carro da escuderia britânica pela primeira vez em 25 anos. De acordo com a imprensa europeia, o francês Eric Boullier, recém-desligado da Lotus, pode assumir a liderança. Ross Brawn, fora da Mercedes, é outro nome cotado para o cargo.
A Lotus, por sua vez, abusou da habitual irreverência durante a manhã desta sexta-feira. Disposta a tudo para roubar a cena, a equipe de Enstone resolveu divulgar a primeira imagem de seu novo modelo, o E22, justamente no horário marcado para a apresentação do MP4-29. Com a saída de Boullier, o time britânico passa a ter sua chefia dividida entre Gerard Lopez, presidente do grupo Genii Capital, e Andrew Ruhan, vice-presidente da empresa que detém a escuderia.
O MP4-29

Como já era esperado, o visual do MP4-29 dividiu a opinião dos fãs que acompanhavam o lançamento pela internet. Fato é que o bico rebaixado do novo McLaren se assemelha bastante ao do carro da Williams, revelado na quinta-feira, com formas um pouco mais cilíndricas na ponta. Em uma perspectiva frontal, a dianteira do bólido adota o formato de um "M". O monoposto manteve o prata como cor predominante e não exibe nenhum patrocinador master em sua carenagem, apóso fim da parceria da equipe inglesa com uma grande empresa de telefonia. 
O motor que equipa o MP4-29 também marcará o encerramento de outra parceria de longa data. Depois de 19 anos com propulsores fabricados pela Mercedes, a McLaren se prepara para retomar a histórica aliança com a japonesa Honda, a partir de 2015. Este ano, o motor V6 1,6 litro turbo-comprido da montadora alemã também estará presente nos carros do time mantido pela fábrica, além de Force India e Williams. 
Piloto da McLaren desde 2010, Jenson Button destacou a importância do desenvolvimento do monoposto e elogiou os sons produzidos pela máquina. O piloto de 34 anos tratou de tranquilizar os fãs temerosos de que a adoção dos motores V6, no lugar dos antigos V8 aspirados de 2,4 litros, vai tirar parte da emoção da principal categoria do automobilismo mundial. Campeão em 2009, pela extinta Brawn GP, o inglês elogiou o som do novo propulsor.  
- Nós somos muito focados no desenvolvimento do carro, e a forma como vamos aperfeiçoar o modelo este ano vai ser muito importante. Será muito bom ver como a confiabilidade do modelo vai se comportar durante as corridas, ao longo da temporada. Este foi um inverno bastante ocupado para nós, de muito trabalho, e ainda não sabemos como estaremos em relação às outras equipes, mas esperamos andar mais rápido. O som do V6 está muito legal. É completamente diferente dos antigos V8, mas eu gostei - disse Button.
Lançamento carro mclaren 2014 (Foto: Reprodução / Site Oficial da McLaren)Vista frontal do MP4-29 mostra bico rebaixado com formato cilíndrico (Foto: Divulgação)

FORMULA 1 - 2014


Lotus apresenta carro de 2014 e faz piada sobre visual 'nariz de tamanduá'

Equipe inglesa mostra bólido em redes sociais no exato momento em que McLaren realiza lançamento online; time de Enstone é conhecido pelo espírito brincalhão



 A Lotus resolveu revelar a primeira foto do E22, o novo carro da escuderia britânica para a temporada 2014 de Fórmula 1. O monoposto segue os padrões de Williams e McLaren, mas se difere bem no quesito bico. Enquanto as duas rivais tem o nariz alongado, a escuderia inglesa aposta em um bico duplo.
Curiosamente, a equipe de Enstone, sempre brincalhona, mostrou a imagem do novo bólido no exato momento em que a McLaren realiza a apresentação oficial da máquina desta temporada. De propósito? 
E22 Lotus 2014 (Foto: Divulgação/twitter)Lotus E22: o novo bólido da equipe de Enstone para 2014 (Foto: Divulgação/twitter)







Apesar de ter divulgado as imagens da nova máquina antes do esperado, a Lotus tem sido notícia pelo fato de já ter anunciado que não participará dos primeiros testes do ano, em Jerez de la Frontera, de 28 a 31 de janeiro. Mostrar as fotos da máquina, sem aviso prévio, e no mesmo momento da rival de Woking, pode ter sido mais uma das gozações da equipe de Enstone.  
Saída do chefe e piada com nariz de tamanduá 
Nem mesmo a saída de Eric Boullier, que comandou a Lotus na bem-sucedida campanha da temporada 2013, é capaz de tirar o já clássico bom humor da escuderia inglesa. O time britânico, que passa a ter sua chefia dividida entre Gerard Lopez, presidente do grupo Genii Capital, e Andrew Ruhan, vice-presidente da empresa, fez uma brincadeira com o novo visual dos carros da Fórmula 1. 
- Se nós podemos prometer uma coisa para vocês... É que nosso carro não vai se parecer com isso - publicou a equipe no Twitter, compartilhando a foto de um tamanduá. O novo modelo, batizado de E22, ainda não tem data confirmada de lançamento, e também ficará fora dos primeiros testes da pré-temporada, em Jerez, na próxima semana.
Lotus faz brincadeira no Twitter e garante que carro não se parecerá com tamanduá (Foto: Reprodução / Twitter)Lotus faz brincadeira no Twitter e garante que carro não se parecerá com tamanduá (Foto: Reprodução / Twitter)
O novo regulamento da F-1 prevê um chassi com 525 mm de altura e um bico dianteiro com apenas 185 mm (contra os 550 mm de 2013). A grande diferença de medidas em relação aos carros anteriores despertou a desconfiança dos fãs, que temem que os carros deste ano sejam "feios demais". 
Após a divulgação das primeiras imagens do novo monoposto da Williams, primeira equipe que mostrou o carro em perspectiva frontal, muitas brincadeiras tomaram conta da internet. A principal é que o bico do modelo, que deve ser a tendência desta temporada, se assemelha muito ao nariz do personagem Gonzo, dos Muppets.
Fãs comparam bico rebaixado da nova Williams com personagem Gonzo, dos Muppets (Foto: Reprodução )Fãs comparam bico rebaixado da nova Williams com personagem Gonzo, dos Muppets (Foto: Reprodução )