segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FORMULA 1 - 2014


STR segue tendência e também adota bico 





'nariz de Gonzo' no carro de 2014

Escuderia italiana exibe novo STR9 no circuito de Jerez de la Frontera, que sediará os primeiros testes da pré-temporada da Fórmula 1 a partir desta terça-feira


Lançamento do STR9, o novo carro da STR para a temporada 2014 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Detalhe do bico da nova STR9 (Foto: Getty Images)
Nesta segunda-feira foi a vez da STR apresentar seu carro para a temporada 2014 da Fórmula 1. A equipe co-irmã da RBR exibiu o novo STR9 no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, que será palco da primeira semana de testes de pré-temporada a partir desta terça-feira. Oitava colocada no Mundial de Construtores de 2013, a escuderia italiana foi a primeira a mostrar seu carro ao vivo - os demais times que lançaram seus carros o fizeram através de fotos, desenhos ou vídeos na internet. Os pilotos do time, o francês Jean-Eric Vergne, e o estreante russo Daniil Kvyat posaram para fotos ao lado do bólido. O novo carro é o primeiro do time equipado com os motores Renault, os mesmos da filial RBR. A fornecedora anterior de propulsores era a Ferrari.
Assim como McLaren e Williams, a STR adotou um design em sua dianteira que está gerando estranhamento entre os fãs da categoria e já foi comparado dentre outras coisas, a focinho de tamanduá, golfinhos, a um dedo e até ao nariz do personagem “Gonzo”, dos “Muppet Babies”. A pintura do novo carro, projetado pelo diretor técnico James Key (ex-Sauber e Force India), segue bem semelhante às dos anos anteriores, com predominância do azul escuro cromado, composto com detalhes em vermelho e dourado. O desenho parece tentar “camuflar”, sem sucesso, o polêmico bico, pintado na cor azul logo depois de uma parte dourada que vai até o limite da asa dianteira.
Lançamento do STR9, o novo carro da STR para a temporada 2014 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Lançamento do STR9, o novo carro da STR para a temporada 2014 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)

Com o intuito de proporcionar mais segurança aos pilotos em caso de um choque em "T" e evitar decolagens em toques dianteiros nos pneus traseiros, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) diminuiu a altura do bico para apenas 185 mm, contra os 550 mm de 2013). O visual estranho de alguns carros, no entanto, acabou sendo gerado porque a entidade não estabeleceu uma largura mínima para a ponta da peça.
Apesar de o bico chamar atenção no visual, é a parte técnica que merece destaque do chefe da equipe, Franz Tost. O dirigente ressaltou o trabalho da equIpe para projetar o carro a partir das profundas mudanças do regulamento da F-1 em 2014.
- A temporada 2014 será muito interessante de muitos pontos de vista. Eu chamo do ano da novidade e das novas estratégias. Tivemos que redesenhar o bico, as laterais, as asas. Nunca antes começamos tão cedo a desenhar essas peças. As laterais ficaram mais largas, e tivemos que encontrar o espaço para os radiadores. O time fez um bom trabalho para fazer isso sem perder performance aerodinâmica. Nunca antes trabalhamos tão duro nas semanas que antecedem os testes como nessa com o STR9. O time ficava na fábrica até as 2 da manhã para terminar, mas conseguimos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário